O campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) foi autorizado, na quarta-feira (23), a dar início aos trâmites da seleção de alunos da primeira turma do curso de direito da instituição. Serão 40 vagas ofertadas no período noturno e a expectativa é que as aulas iniciem em agosto.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que é de Apucarana, foi um dos intermediários entre a Universidade e o governo do Estado para que a abertura do curso fosse concretizada. “É uma luta de mais de 50 anos que hoje se torna realidade, é reparada uma diferença histórica com nossa cidade, uma luta de muitos anos da antiga Faculdade Estadual de Ciências Aplicadas (Fecea)”, afirmou.
A assinatura para abertura do curso foi realizada no Palácio Iguaçu, em reunião com o vice-governador, Darci Piana; o diretor do campus, Daniel Gomes; a reitora Salete Machado; superintendente da Seti, Aldo Bona; prefeito de Apucarana, Júlio da Femac; presidente da Câmara de Vereadores, Francilei Preto Godoy ; prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello .
O curso é o primeiro a ser autorizado pelo Governo do Estado dentro da vigência da Lei Geral das Universidades do Paraná (LGU) aprovada pela Assembleia Legislativa e que estabelece parâmetros de equidade entre universidades estaduais de ensino superior.
“O Beto Preto não sossegou enquanto não fosse autorizado o curso de direito. Agora Apucarana, além dos cursos particulares, vai ter um curso numa instituição pública, gratuita e de qualidade”, destacou o prefeito Júlio da Femac.
O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderlei Faganello, também afirmou que o secretário Beto Preto foi fundamental pela conquista.
Opinião compartilhada pelo vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sérgio Vital que destacou a força política de Beto Preto, que é o “ verdadeiro deputado de Apucarana em Curitiba”.