Residencial Fariz Gebrim é entregue aos moradores de Apucarana

O presidente da Cohapar, Jorge Lange; secretário nacional de habitação, Alfredo Eduardo do Santos, do Ministério da Cidadania; Pedro Fariz Gebrim Preto e funcionários da prefeitura visitaram o conjunto residencial.

A Prefeitura de Apucarana organizou nesta terça-feira,6, um mutirão de atendimento para garantir a entrega das chaves das 520 casas do Residencial Fariz Gebrim. Construídas na saída para Curitiba, as casas do “Fariz Gebrim” têm 42,79 metros quadrados em terrenos de 180 metros, com dois quartos, banheiro, e sala e cozinha integradas.

O ex-prefeito Beto Preto afirma que é uma felicidade ver a obra chegar ao fim depois de uma série de entraves que atrasou o cronograma das obras.  “Lutei muito para que essa obra acontecesse. Quero agradecer todos os parceiros como a Copel, Cohapar ,na pessoa do presidente Jorge Lange, à Sanepar, ao prefeito Junior da Femac, ao Paulo Vital que ajudou muito na documentação desde o início como Procurador do Município e depois como vice-prefeito, e também ao governador Ratinho Junior, que atuou enquanto Secretário de Desenvolvimento Urbano, para lque os recursos da conclusão da obra fossem liberados”, afirmou.

O filho de Beto Preto, Pedro Fariz Gebrim Preto, de 11 anos,  acompanhou a vistoria das casas ao lado do presidente da Cohapar, Jorge Lange. O nome do conjunto tem o nome do bisavô dele. “É muita emoção para nossa família. São casas não germinadas, com laje, aquecimento solar,  esquadrias de alumínio.  É a vontade política de entregar moradia de qualidade para a população”, afirmou Beto Preto.


Ao longo dos oitos anos de mandato de Beto Preto e Junior da Femac,  foram entregues seis mil casas para os moradores de Apucarana, o equivalente a uma cidade de 20 mil habitantes.

As unidades do Fariz Gebrim destinadas às pessoas com deficiência têm a mesma metragem, mas contam com uma série de adaptações, como portas mais largas, corrimãos e entrada com acessibilidade. O empreendimento estava previsto para ser concluído em 2017. Uma série de entraves, no entanto, atrasou o cronograma das obras. O principal deles envolveu a mudança de empreiteira, o que exigiu uma nova licitação. 

Além de entregar as chaves, a prefeitura de Apucarana está garantindo a oferta de serviços de saúde, transporte e educação no novo bairro. A nova linha de transporte coletivo já começa a funcionar em vários horários, nesta quarta-feira, 7 de setembro.

Já a UBS Irmã Izília Folador começa a funcionar no dia 8 de setembro. O bairro também conta com a Escola Municipal e CMEI que devem iniciar suas atividades em algumas semanas, após o cadastro das famílias.