Repasses do “Terra Forte” ultrapassam nove toneladas

O programa Terra Forte, de Apucarana, de incentivo à fruticultura e fertilização do solo em pequenas propriedades rurais já ultrapassou nos cinco primeiros meses deste ano a produção de nove toneladas de alimentos, destinada aos alunos das escolas municipais e entidades sociais e filantrópicas cadastradas pelo município.

Idealizado em 2014, pela gestão do ex-prefeito Beto Preto, o programa Terra Forte incentiva a agricultura familiar através da distribuição de insumos como calcário e fosfato natural. O investimento feito pela prefeitura é devolvido pelos produtores rurais a partir da produção de frutas e verduras.

Programa foi idealizado na gestão do ex-prefeito de Apucarana, Beto Preto

Maracujá, banana, goiaba, uva, morango, caqui, manga, abacate, atemoia e figo, cenoura, batata, abóbora, chuchu, abacate, limão, milho e uma variedade de verduras são alguns exemplos de produtos que estão atendendo à Casa de Misericórdia “Resgate de Deus”, Lar São Vicente de Paulo, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e Hospital da Providência. A iniciativa distribui ainda mudas de sanção do campo para formar cercas vivas

“Melhoramos a alimentação escolar com produtos naturais e os produtores da região foram valorizados. A ideia deu tão certo que o projeto foi considerado como um dos melhores programas de gestão pública do Brasil no que tange a busca da melhora da qualidade de vida da população” relembra Beto Preto.

O programa avançou e hoje estimula também a cafeicultura. Muito dos 215 produtores cadastrados no segmento fruticultura do Programa vendem o excedente para o CEASA, mercados e feiras diversas.