Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná: recorde em atendimentos e tempo de resposta

A Ouvidoria Geral da Saúde do Paraná bateu recorde de atendimento aos usuários do SUS em 2021, chegando a 78.677 manifestações, com resposta em sete dias, em média. A evolução tem sido constante nos últimos anos. O desempenho de 2021 representa aumento de mais de 160% em relação a 2018, que registrou 30.329 atendimentos, com um tempo médio de resposta de 38 dias; e de 110% em relação a 2019, quando houve 37.479 manifestações, com 30 dias para a resposta. Em 2020 foram 48.115 atendimentos – o tempo de resposta caiu pela metade, ficando em 15 dias. Os números são da Celepar.
Em 2022, desde o início do ano até a primeira semana de abril, a Celepar contabilizou 18.676 manifestações e cinco dias para a resposta.

Para o ex-secretário estadual da Saúde, a ouvidoria do Sistema Único de Saúde é uma ponte entre o usuário SUS e a gestão pública da saúde. ” Fui ouvidor do Ministério da Saúde, e sei da importância deste trabalho que foi intensificado durante a pandemia, para  combater  a desinformação e as fake news sobre o novo coronavírus”, comentou.

O Centro Avançado de Informações (CAI), direcionado ao combate da desinformação e fake news sobre o novo coronavírus foi reforçada com uma equipe reforçada por alunos bolsistas e servidores e garantiu a orientação e esclarecimentos a cerca de 33.864 pessoas, somente sobre os assuntos relacionados à Covid-19. A equipe da ouvidoria também garantiu agendamento de testes PCR-RT e testes rápidos para servidores estaduais.

Todo cidadão pode registrar manifestação na Ouvidora Geral do SUS no Paraná. Para isso, pode utilizar o whatsapp (41) 3330-4414, ligar para 0800 644 44 14 ou 155 e, ainda, acessar o site da Ouvidoria.

Fonte – Com informações da AEN