O tripé social – educação, saúde e assistência social- não pode ficar de fora de um projeto político de país. A frase foi dita pelo ex-secretário estadual de Saúde, Beto Preto, na terça-feira,20, em entrevista à Rede de Rádios 101.9 FM . O candidato a deputado do PSD defende um olhar cuidadoso para temas que não podem ficar de fora das propostas dos candidatos às eleições de outubro. “Um dos assuntos que mais me motiva é a educação. São assuntos que merecem todo cuidado, é o verdadeiro preparo do que vem para o futuro”, diz Beto Preto.
A educação foi umas das áreas priorizadas por Beto Preto nos dois mandatos em que foi prefeito de Apucarana. Escolas do município foram reformadas, frutas foram incluídas na merenda escolar e o método pedagógico aprimorado. Em seis anos de gestão Beto Preto criou programas premiados como o “Terra Forte” e o “Biblioteca Itinerante”. Além de colocar Apucarana na liderança do Índice de Desenvolvimento do ensino Básico (IDEB) no Paraná.
“Eu me recordo de uma história, tinha uma fossa dentro do refeitório das crianças e dos professores. Encontrei tantas barbaridades no início da minha gestão de prefeito. Educação precisa de um ambiente tranquilo para que os professores trabalhem. É a missão de qualquer prefeito que se coloque à disposição para trabalhar”, relembrou Beto Preto.
Em relação à Saúde, uma das preocupações de Beto Preto é com a crise financeira que atinge o preço dos insumos farmacêuticos e hospitalares e os centros de hemodiálise do país. O candidato defende uma ação de desoneração de impostos como a que aconteceu com o setor dos combustíveis. “Precisamos buscar um equilíbrio nas contas para que os hospitais possam continuar atendendo os pacientes”, defende Beto Preto.