O ex-secretário estadual da Saúde, Beto Preto, candidato a deputado federal, iniciou a campanha eleitoral nesta terça-feira,16, reafirmando o seu compromisso de fortalecer o Sistema Único de Saúde e aprofundar a regionalização da saúde no Paraná.
Em relação ao SUS, Beto Preto defende uma revisão da tabela dos valores que são pagos aos médicos, uma vez que há 14 anos a tabela do SUS não é reajustada. “Se paga mal o profissional de saúde, o médico, paga mal também o serviço hospitalar, ato contínuo não consegue remunerar bem o enfermeiro, o técnico de enfermagem, a equipe de Raio X, a equipe do circulante da sala e por aí vai”, explica.
Para ele, mesmo os deputados não tendo força de caneta para resolver isso, têm a voz e têm a possibilidade de pautar esses assuntos na agenda do Congresso.
Outra bandeira defendida por Beto Preto é investir ainda mais na descentralização da saúde pública através de ações de regionalização do atendimento básico e especializado à população, ações que foram realizadas na sua gestão à frente da Secretária Estadual da Saúde, sob orientação do governador Ratinho Junior. “Então o processo de regionalização colocado nesses últimos quatro anos é forte, é importante, mas ele não se resolve em um mandato, ele é um projeto de 12, 16, 20 anos. Vamos continuar levando a saúde para perto da casa dos paranaenses”, explica.
O candidato também defende que o Brasil precisa ter maior autonomia na fabricação de produtos farmacêuticos ativos e promete trabalhar para isso no Congresso Nacional. “Precisamos lutar pela autonomia da indústria farmacêutica nacional”.
.