Beto Preto e Tercílio Turini fazem campanha em Londrina

O ex-secretário da Saúde, Beto Preto, candidato a deputado federal, e o deputado estadual Tercílio Turini  cumpriram agenda nesta sexta-feira,19, em Londrina. Os dois tiveram várias reuniões, começando  pelo encontro com lideranças da saúde, educação, esporte, agricultura e outras áreas.

Tercilio Turini destacou que Beto Preto foi considerado o melhor secretário de Saúde do Brasil pela atuação eficiente e a liderança na pandemia de Covid.

Beto Preto ressaltou o apoio do deputado Tercilio Turini na Assembleia e nas conversas para analisar a situação e buscar caminhos para atender os doentes e proteger os paranaenses.

“Tive a honra de participar do trabalho para equipar os hospitais com leitos de enfermaria e UTI, mais médicos e equipes de atendimento e toda estrutura necessária para socorrer os pacientes. A tragédia poderia ter sido pior se não houvesse determinação e firmeza do secretário Beto Preto”, disse o deputado Turini.

Beto Preto ressaltou o apoio do deputado Tercilio Turini na Assembleia e nas conversas para analisar a situação e buscar caminhos para atender os doentes e proteger os paranaenses. “Temos uma relação muito boa e produtiva, desde os tempos do curso de Medicina da UEL e do trabalho no HU. Temos condições de fazer bastante pela saúde do Paraná”, ressaltaram os dois médicos.

Pesquisa – No Iapar, Beto Preto e Turini  conversaram com dirigentes, gestores e pesquisadores e colocaram-se à disposição para batalhar em defesa da pesquisa agropecuária, que tantos avanços já garantiu para o agronegócio e para os produtores rurais do Paraná e do Brasil.

Saúde – O ex-secretário e o deputado estadual também  foram recebidos por dirigentes, integrantes do corpo clínico e colaboradores da Santa Casa de Londrina e do Hospital Evangélico de Londrina.  Na Santa Casa, em reunião com o diretor superintendente Fahd Haddad. Como médicos e conhecedores das dificuldades na área, Tercillo Turini e Beto Preto destacaram a importância de ter na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal representantes com experiência, capacidade de argumentação e articulação para enfrentar os problemas, apontar os caminhos e lutar por mais recursos para a saúde.

Tercilio Turini e Beto Preto concordaram que a saúde pública tem que receber mais atenção e recursos federais para evitar o sucateamento do sistema. “O SUS é a maior conquista social das últimas décadas, garantiu portas abertas à população no atendimento de saúde. A União tem que ampliar o aporte para o SUS, porque muitas demandas já estão sobrecarregando estados e municípios”, disse o deputado estadual Tercilio Turini.

O ex-secretário Beto Preto lembrou que a saúde é o mais importante na vida das pessoas e, com sua experiência, pode fortalecer a atuação parlamentar na Câmara Federal com foco na saúde. Como exemplo de conquistas no Paraná, citou que a rede hospitalar pública tinha 1.200 leitos antes da pandemia, chegou a 3.200 no momento mais crítico da Covid e hoje conta com 1.800 leitos. “Ficou um legado de ampliação de 50% no número de leitos, 600 a mais do que o Paraná tinha. Isso é muito importante para socorrer a população”, afirmou.