Piraquara terá novo terminal do transporte coletivo

Parte do terreno da nova estrutura foi doado pela Secretaria de Estado da Saúde, ao lado do Hospital São Roque.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (19) a ordem de serviço para a construção do novo terminal de ônibus de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento total do Governo do Estado para o projeto e a obra é de R$ 12,7 milhões e foi confirmado durante evento realizado no local da nova estrutura, um terreno doado pela Secretaria de Estado da Saúde, ao lado do Hospital São Roque.

O ex-secretário estadual de Saúde, Beto, participou do evento e afirmou que ” são investimentos importantes para atender mais de 50 mil pessoas com segurança e conforto que precisam trabalhar e se deslocar na Região Metropolitana de Curitiba”.

Segundo o governador, o investimento contribuirá para uma unificação da cidade com a Capital e os demais municípios da região. “Quando assumimos o governo fizemos um grande projeto estratégico. Temos que pensar a Região Metropolitana e Curitiba como um todo, e a população precisa dessa integração entre os terminais. Essa obra vai aumentar a eficiência do transporte e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores que usam o sistema”, afirmou.

A estrutura terá quatro vezes o tamanho do atual terminal, será mais moderna e confortável e também mais próxima de Curitiba. O atual foi construído em 1996 e já não comporta a demanda de usuários. Também tem localização pouco estratégica para a operação do transporte coletivo. Ele passará a funcionar como um ponto de apoio para linhas alimentadoras.

Na opinião do prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Fróes, a integração vai transformar o transporte público da cidade. “O governador assina a ordem de serviço de uma obra que vai causar uma transformação na vida das pessoas. Com o atual terminal, vamos aumentar o serviço integrado. É um avanço para Piraquara e região”, ressaltou.

ESTRUTURA – A nova edificação terá 2.467,35 metros quadrados de área construída e será instalada com área total de 18.326,54 metros quadrados, no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das avenidas São Roque e Brasília. O antigo complexo, com área total de 1.857 metros quadrados, tinha apenas 610 metros quadrados de área coberta.

Nos arredores será realizado um trabalho de paisagismo com floreiras em alvenaria, plantas e árvores. O local ainda terá área de recreação com bicicletário, duas quadras poliesportivas e playground. “Isso cria um espaço de interação, vai valorizar os imóveis, melhorar a iluminação pública e a segurança pública”, destacou Ratinho Junior.

A estrutura será em aço, apoiada em pilares também metálicos e com telhas termoacústicas, que proporcionam mais conforto e menos custo de manutenção. O perímetro externo da cobertura terá um anteparo metálico com iluminação em LED embutida, deixando a estrutura mais moderna.

No seu interior, um conjunto de quatro lojas e duas lanchonetes trarão mais comodidade aos passageiros, assim como toda a estrutura de banheiros, incluindo alguns específicos para pessoas com deficiência. O espaço terá também piso tátil, perceptível para pessoas com deficiência visual.

Fonte- Com informações da AEN