“Temos um legado para mostrar”, diz Beto Preto

Beto Preto ainda não consegue definir com precisão sua experiência frente à Secretaria de Estado da Saúde. “É um tema de tanta profundidade, tão complexo, que é difícil até de ser dimensionado com precisão”, comenta, sobre sua saída da prefeitura para assumir a secretaria de Estado para ser atropelado pela história, com a pandemia.

“A gente vinha discutindo a regionalização da saúde e veio a pandemia e nos colheu a todos. Nos momentos mais críticos, praticamente morava na Sesa, tivemos um momento em que só tínhamos medicamentos para no máximo dois dias e estávamos com mais de 5 mil doentes internados em macas. Foram momentos dramáticos. Teve um momento que nem chorar conseguia mais porque já tinha chorado tudo. Aí veio o luto coletivo”, lembra, novamente tentando conter a emoção, antes de mudar o tom. “Mas aí a esperança renasce né! Temos um legado. Apucarana mesmo, tinha apenas 10 leitos de UTI cadastrados junto ao Ministério da Saúde. Hoje já são 28 UTIs que ficam. É assim em todo o Estado”, exemplifica, lembrando que durante a pandemia também houve a formação qualificada de recursos humanos, especialmente nos cuidados de urgência e emergência.

Administrativamente, destaca Beto Preto, a Sesa foi reorganizada basicamente em duas equipes durante a pandemia. “Uma equipe era para dar conta da pandemia e outra para a ação estratégica, para os investimentos não pararem”.

Segundo ele, foi assim que a Sesa conseguiu, recentemente, liberar R$ 250 milhões para 348 obras em mais de 200 cidades paranaenses, outros R$ 127 milhões para os ambulatórios médicos de especialidades em nove municípios estratégicos regionalmente ou para mais de 30 municípios com obras de hospitais locais e santas casas.

“Nosso sentimento nesse momento é de que vamos continuar avançando, que Deus coloca as missões e estamos aqui para cumpri-las. É a primeira vez que apucaranense ocupa cargo importante no Paraná. E vamos continuar trabalhando pelo Paraná, junto com o Ratinho Junior, que está fazendo trabalho incrível. Temos um legado para mostrar como resultado de nosso trabalho”, afirma.

Fonte- Tribuna do Paraná