Paraná libera circulação sem máscaras em ambientes fechados

Foto: José Fernando Ogura/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um novo decreto ( 10.596/2022 ) nesta terça-feira (29) para liberar a circulação de pessoas sem máscaras em locais internos. Ele revoga os dispositivos da norma anterior e mantém a orientação para a Secretaria de Estado da Saúde regulamentar o uso em alguns espaços internos, como transporte público, espaços de saúde e clínicas, com caráter de recomendação.

Para o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o fim do uso de máscara foi possível porque a queda de casos novos continua e houve adesão em massa dos paranaenses à campanha de vacinação contra a covid-19. “No entanto, recomendamos o uso da máscara no transporte coletivo, espaços de saúde e clínicas”, afirmou.

Beto Preto destaca também a importância das pessoas tomarem a dose de reforço e ter o esquema vacinal completo. “A pandemia ainda não acabou. Tivemos redução de casos, de internamentos e de óbitos, mas tudo afiançado pela vacina. A vacina é nosso salvo conduto e é necessário fazer com que os paranaenses continuem chegando nas unidades de saúde”, explicou.

A medida já está em vigor e leva em consideração a situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no Estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas. A alteração é um complemento da flexibilização do uso do equipamento de proteção individual em locais externos, assinada em 16 de março.A decisão foi tomada 23 meses depois da instituição da obrigatoriedade, por lei estadual, em 28 de abril de 2020. A implementação da nova regra só foi possível graças a uma alteração legislativa que deu ao Estado a prerrogativa pelas decisões sanitárias sobre uso de máscara, no começo do mês.

NÚMEROS – No Paraná, quase 80% da população está com a cobertura vacinal completa e mais de 4 milhões de pessoas receberam a dose de reforço. Também houve redução no número de mortes e de casos mais graves da doença. A média móvel de casos caiu 54% em relação há duas semanas e a média de mortes diminuiu 75% no mesmo período. A ocupação nas UTIs está em 33% e a taxa de transmissão é de 0,92, abaixo de 1, com tendência de queda.

Fonte- Com informações da AEN